Ana Cândida Bezerra Barroso de Araújo:
Uma trajetória de excelência no Direito Notarial e Registral
A atual tabeliã do 1º Ofício de Notas e Registro Públicos de Crateús (Cartório Crateús), Ana Cândida Bezerra Barroso de Araújo, exerce sua atividade desde 2011, após aprovação em concurso público para a cidade de Paraipaba/CE. Em 2019, assumiu o 1º Ofício de Crateús (antigo Cartório Bezerra), consolidando sua missão de oferecer um atendimento humanizado e transparente à população, inspirado em sua experiência anterior no atendimento ao varejo, antes de ingressar na carreira jurídica.
Formada em Direito pela Universidade de Fortaleza, com certificação acadêmica pela Universidade de Salamanca, na Espanha, Dra. Ana Cândida também é especialista em Direito Processual pela Universidade de Santa Catarina e em Direito Notarial e Registral. Recentemente, conquistou o título de conciliadora judicial pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), apta a realizar conciliações em qualquer órgão do judiciário.
Além de sua atuação como tabeliã, Ana Cândida é uma liderança reconhecida no setor. É fundadora do método MEX (Mentoria Extrajudicial de Excelência), que capacita advogados para atuarem no mercado extrajudicial, e membro da diretoria executiva do Colégio Notarial do Brasil – Seção Ceará (CNB/CE). Também ocupa o cargo de vice-presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral do IBDFAM/CE (Instituto Brasileiro de Direito de Família), promovendo avanços e debates relevantes na área.
Dra. Ana Cândida é interina dos cartórios de Montenebo, Tucuns, Irapuá e Santo Antônio. Informalmente, atua como mentora para novos concursados, ajudando-os a integrar teoria e prática no cotidiano notarial. Como palestrante em cursos de graduação e pós-graduação promovidos por universidades, compartilha seu vasto conhecimento para alinhar os aspectos técnicos e práticos dos atos notariais.
Fora do ambiente jurídico, Ana Cândida também se destaca como voluntária e coordenadora do ministério CN Empreendedor, onde contribui para o desenvolvimento de empreendedores dentro de uma perspectiva cristã e humanizada. Sua atuação dinâmica, seja no Direito ou no voluntariado, reflete seu compromisso em impactar positivamente as pessoas e as comunidades onde atua.